segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

CADUP POTENCIA MAIS DE 180 PMES




 
CADUP POTENCIA MAIS DE 180 PMES 


01 de Fev– IPEME, através do seu projecto CADUP (Cada Distrito Um Produto), potenciou mais de 180 pequenas e medias empresas moçambicanas (PMEs) no período 2013-2015 com o apoio do governo japonês, que, com base nos cursos de capacitação e melhoramento das técnicas de produção internacionais (a maioria japonesas) estas já exportam alguns dos seus produtos para países vizinhos.

A iniciativa tem como principal objectivo incentivar as medias e micro-empresas a investirem qualitativamente na sua produção, através do know how conferido pelos profissionais japoneses distribuídos pelas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica e Nampula para o efeito.      

De acordo com o coordenador de desenvolvimento técnico e produtividade do IPEME, Ramatane Ernesto, a ideia é tornar possível que as micro-empresas tenham capacidade material e ideológica para produzirem com qualidade produtos locais, que tornem o seu trabalho ainda mais demandado tanto ao nível nacional como estrangeiro.

"O nosso objectivo é tornar possível que as ideias de produção local sejam ainda mais eminentes, encorajar os produtores com o nosso apoio, a fortalecerem a sua base produtiva e aumentarem a sua produção", explicou o coordenador.

Para a selecção das empresas houve candidaturas e foram elaboradas pesquisas de campo envolvendo mais de 250 empresas, das quais 180 foram eleitas como sendo as mais promissoras e por isso merecedoras do apoio da CADUP.

"Das 180 empresas, um total de 30 continuam ainda a ser monitoradas directamente, sendo que o remanescente adquiriu, durante a formação, bases suficientes para caminhar por si só. Foram criados entre as empresas elos de ligação que permitem um intercâmbio permanente e troca de produtos entre as mesmas". Acrescentou.

Neste presente ano a iniciativa devera continuar a usar os mesmos critérios de selecção, apostando na pesquisa e incentivando a candidatura das empresas para o curso de capacitação da CADUP.

Ernesto aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da imprensa comunitária na difusão do trabalho da CADUP, lembrando que graças a ela, o número de empresas conseguidas dobrou, o que tornou mais eficaz e mais inclusiva a iniciativa.      

O grupo alvo do CADUP são os empresários, empreendedores, associações, estudantes e comunidade em geral, que tenham uma ideia ou uma empresa que precise de um apoio para o seu desenvolvimento.

Para as empresas interessadas em candidatar-se a formação do CADUP, devem preencher um formulário facultado na direcção do CADUP local, informando sobre a matéria-prima que usam na sua empresa, as actividades que desenvolve e indicar os seus métodos de disponibilização dos mesmos no mercado.

O CADUP é um mecanismo de assistência empresarial para a melhoria e maior eficiência da exploração dos recursos locais. Um dos seus objectivos principais é garantir o crescimento industrial dos distritos, como forma de gerar mais emprego e empreendedorismo no país.

Jeremias Chemane (JC)          


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