CADUP POTENCIA MAIS DE 180 PMES
01 de Fev– IPEME, através do seu projecto
CADUP (Cada Distrito Um Produto), potenciou mais de 180 pequenas e medias
empresas moçambicanas (PMEs) no período 2013-2015 com o apoio do governo japonês,
que, com base nos cursos de capacitação e melhoramento das técnicas de produção
internacionais (a maioria japonesas) estas já exportam alguns dos seus produtos
para países vizinhos.
A iniciativa tem como principal
objectivo incentivar as medias e micro-empresas a investirem qualitativamente
na sua produção, através do know how conferido pelos profissionais japoneses distribuídos
pelas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica e Nampula para o efeito.
De acordo com o coordenador de
desenvolvimento técnico e produtividade do IPEME, Ramatane Ernesto, a ideia é
tornar possível que as micro-empresas tenham capacidade material e ideológica para
produzirem com qualidade produtos locais, que tornem o seu trabalho ainda mais demandado
tanto ao nível nacional como estrangeiro.
"O nosso objectivo é tornar possível
que as ideias de produção local sejam ainda mais eminentes, encorajar os
produtores com o nosso apoio, a fortalecerem a sua base produtiva e aumentarem
a sua produção", explicou o coordenador.
Para a selecção das empresas houve
candidaturas e foram elaboradas pesquisas de campo envolvendo mais de 250
empresas, das quais 180 foram eleitas como sendo as mais promissoras e por isso
merecedoras do apoio da CADUP.
"Das 180 empresas, um total
de 30 continuam ainda a ser monitoradas directamente, sendo que o remanescente
adquiriu, durante a formação, bases suficientes para caminhar por si só. Foram criados
entre as empresas elos de ligação que permitem um intercâmbio permanente e
troca de produtos entre as mesmas". Acrescentou.
Neste presente ano a iniciativa devera
continuar a usar os mesmos critérios de selecção, apostando na pesquisa e
incentivando a candidatura das empresas para o curso de capacitação da CADUP.
Ernesto aproveitou a oportunidade
para agradecer o apoio da imprensa comunitária na difusão do trabalho da CADUP,
lembrando que graças a ela, o número de empresas conseguidas dobrou, o que
tornou mais eficaz e mais inclusiva a iniciativa.
O grupo alvo do CADUP são os empresários,
empreendedores, associações, estudantes e comunidade em geral, que tenham uma
ideia ou uma empresa que precise de um apoio para o seu desenvolvimento.
Para as empresas interessadas em
candidatar-se a formação do CADUP, devem preencher um formulário facultado na direcção
do CADUP local, informando sobre a matéria-prima que usam na sua empresa, as actividades
que desenvolve e indicar os seus métodos de disponibilização dos mesmos no
mercado.
O CADUP é um mecanismo de assistência
empresarial para a melhoria e maior eficiência da exploração dos recursos
locais. Um dos seus objectivos principais é garantir o crescimento industrial
dos distritos, como forma de gerar mais emprego e empreendedorismo no país.
Jeremias Chemane (JC)
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