segunda-feira, 28 de março de 2016

IPEME CAPACITA FINALISTAS UNIVERSITÁRIOS EM GESTÃO EMPRESARIAL




IPEME CAPACITA FINALISTAS UNIVERSITÁRIOS EM GESTÃO EMPRESARIAL 

O instituto para a promoção de pequenas e médias empresas (IPEME) concluiu hoje, em Maputo, a capacitação de 25 jovens recém-formados e finalistas universitários em gestão empresarial, empreendedorismo e técnicas de educação para elaboração de planos de negócios, com vista a dota-los de experiência prática para singrarem no mercado de trabalho.

A seleção dos jovens esteve ao critério da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEFUM), que tem estado a trabalhar em parceria com o IPEME. 

De acordo com um dos técnicos de formação do IPEME, Siro Álvaro, a capacitação ocorreu num período de três dias e tem como principais premissas, tornar possível que os jovens consigam reunir condições para a criação do autoemprego e tenha uma eficiente capacidade de gestão de negócios.

‘’Esta capacitação tem em vista ajudar os formandos a entrarem com capacidade e habilidades no mercado de trabalho, o IPEME, através das ferramentas de que dispõe, tem essa abertura para ajudar nesta componente de empreendedorismo’’, disse Álvaro.

Acrescentou ainda que alguns dos formandos já tem ideias e projectos prontos para implementar então o IPEME, com estas capacitações, ajuda na estruturação dos mesmo, tanto para pedidos de financiamento, como para a elaboração do plano estratégico empresarial. 

Belarmino Langa, um dos beneficiários da capacitação, disse que com esta abertura, o IPEME traz uma mais-valia no seu perfil profissional e clarifica a visão dos beneficiários, principalmente no que toca a componente do autoemprego.

‘’Acredito que através desta capacitação teremos melhores ferramentas para a elaboração dos nossos planos de negócios, teremos algumas dicas importantes para o empreendedorismo e melhoraremos consideravelmente os nossos planos estratégicos’’, afirmou Langa.

Esta accão enquadra-se nos esforços do IPEME para contribuir no fortalecimento do sector empresarial moçambicano, e é parte de um processo continua que o IPEME tem levado a cabo junto dos seus parceiros, com destaque para a AEFUM.           


Jeremias Chemane (JC)             

Sem comentários:

Enviar um comentário