sábado, 31 de outubro de 2015

IDOSOS SATISFEITOS COM INSS EM NACALA

IDOSOS SATISFEITOS COM INSS EM NACALA

Por Jeremias Chemane, da AIM, em Nacala.

Os idosos do Município de Nacala-Porto, província nortenha de Nampula, manifestaram hoje, a sua plena satisfação com os serviços prestados pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), no que tange ao entendimento e pronta resposta às suas necessidades.

Segundo estes, nos últimos anos, com a entrada de novos quadros, o dinamismo passou a referenciar o serviço do INSS, o trouxe maior pontualidade no desembolso dos principais subsídios aos idosos, nomeadamente, subsídio por invalidez e subsídio por velhice.

Marta Mualapo, uma das visadas, é de acordo com esta afirmação, referindo que, no seu caso, já não precisa se deslocar todos os dias ao INSS para reclamar a sua bonificação, pois quando chega a altura de receber o seu subsídio a garantia é certa.

‘’Ultimamente não sofremos com esperas que nunca mais terminam, o serviço é pronto e a garantia do subsídio é igualmente certa, basta que a pessoa responda a todos os requisitos para o benefício do subsídio oferecido pelo INSS’’, disse.

Numa visita ao INSS, os funcionários deixaram ao critério dos benfeitorizados a palavra, não prestando qualquer tipo de declaração em relação aos métodos de atendimento, por falta de autorização, mas garantindo que tudo fazem para satisfazer a demanda dos serviços solicitados pelos cidadãos da urbe.            

Numa outra abordagem, Júlio Rafael, um dos idosos beneficiários da pensão concedida pelo INSS, disse que algumas pessoas não veem satisfeitos os seus anseios por não reunirem todas as condições necessárias para o efeito, o que lhes leva a pautarem pela difamação, espalhando que o instituto não é imparcial no exercício da sua actividade.

‘’Os nossos irmãos não se registam a tempo para terem o subsídio, por isso espalham que o INSS não presta boas ações, mas, no meu ponto de vista, eles deviam tentar reunir tudo e se registarem a tempo e ainda cumprirem com os seus deveres de cidadania’’, disse Rafael.

O abono de velhice é concedido, na forma de subsídio único, ao beneficiário que tenha completado 60 anos de idade, sendo homem, ou 55 anos, no caso das mulheres.

É concedida ao beneficiário que reúna alguns requisitos para o efeito, nomeadamente, ter sido inscrito no sistema há pelo menos 20 anos antes de requerer a pensão, ter completado 10 anos (120 meses) com entrada de contribuições,tem ainda direito à pensão por velhice, o beneficiário que, independentemente da sua idade, satisfizer as seguintes condições à data do requerimento, ter sido inscrito no sistema há pelo menos 30 anos antes de requerer a pensão ter completado 25 anos (300 meses) com entrada de contribuições.

Até abril de 2013, o INSS, ao nível de toda a província de Nampula, contava com 76.663 beneficiários registados, sendo que, desse número 33.678 estão no activo, ou seja a receberem as suas devidas bonificações.


Em todo o país, até 2013 o INSS contabilizava 354.746 beneficiários activos.  

Sem comentários:

Enviar um comentário