Noticia
Maputo, 02 Fev (J.Int) – O Governo Japonês doou hoje em Maputo, tendas e lonas no valor de 130 mil dólares norte-americanos, às vítimas das cheias que assolam as províncias do centro e norte de Moçambique.
O Embaixador Japonês em Moçambique, Akira Mizutani, disse que a ajuda prestada constitui um emergente apoio ao país.
‘’O governo do Japão, tomou a acção pronta e imediata e decidiu doar bens de ajuda humanitária e de emergência ao seu povo-amigo moçambicano, uma mão de ajuda ao país’’ disse Mizutani.
Mizutani disse ainda que espera que os produtos doados pelo seu país, acrescentem os esforços do governo moçambicano para a mitigação dos efeitos das calamidades que assolam as regiões centro e norte do país.
Na ocasião o Director Adjunto do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Casimiro Abreu, agradeceu a ajuda afirmando que seria mais um contributo para minimizar o sofrimento das populações afectadas.
‘’ Não nos surpreende o apoio do Japão, pois pode se dizer que os Japoneses são os nossos eternos parceiros em vários sectores de actividade e principalmente no que diz respeito a gestão de calamidades’’, disse Abreu.
Asseverou ainda que o donativo será de muita utilidade para a logística das famílias afetadas, que se encontram em estado de vulnerabilidade.
Por seu turno o representante da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA- sigla em Inglês), Katsuyoshi Sudo, disse que o Japão já viveu situações similares e conhece a dor que as calamidades podem causar ao povo moçambicano.
‘’Japão sofre muitos por desastres naturais, então nós sabemos e conhecemos a dor que os moçambicanos estão a sentir, por isso é um prazer poder apoiar o país nesse momento’’ afirmou Sudo.
Disse ainda que as o gesto visa igualmente fortalecer a cooperação bilateral existente entre os dois países.
Refira-se que actualmente as cheias já afectaram um total de 150 mil famílias nas regiões do centro e norte de Moçambique.
(J.Int)
Jeremias Chemane (JC)
Sem comentários:
Enviar um comentário