sexta-feira, 1 de maio de 2015

NYUSI SAÚDA TRABALHADORES MOÇAMBICANOS



NYUSI SAÚDA TRABALHADORES MOÇAMBICANOS

Maputo, 01 de Mai – O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, emitiu hoje, um comunicado de imprensa a saudar os trabalhadores moçambicanos por ocasião do dia internacional do Trabalhador, data que se comemora anualmente no dia um de Maio.

Nyusi felicitou todos os trabalhadores que operam dia e noite, dentro e fora de Moçambique, com vista a garantir sustento as suas famílias e alcançarem melhores condições de vida, assim como apoiou a Comissão Consultiva do Trabalho, que em mesa de diálogo tem vindo a alcançar resultados consensuais para o acréscimo dos salários mínimos.

‘’Felicito a Comissão Consultiva do Trabalho, que integra o Governo, empregadores e sindicatos pelos resultados consensuais que tem alcançado no diálogo e nos processos negociais do salário mínimo por sector de actividade. Isto revela maturidade, tolerância e cultura do diálogo no seio desta plataforma’’ disse o PR.

O mesmo usou do comunicado para confraternizar e solidarizar-se com as vítimas da xenofobia na vizinha África do Sul, destacando os que iam para aquele país a procura de trabalho.

″No presente ano comemora-se a data com o sentimento dor e consternação porque ainda estão vivos na nossa mente os episódios tristes da violência xenófoba protagonizada por nossos irmãos sul-africanos. A nossa solidariedade vai para todos concidadãos vítimas da xenofobia, com destaque os trabalhadores″.

Disse ainda que ″o movimento da Chama da Unidade Nacional que está a percorrer o país deve servir de fonte de inspiração para o trabalhador moçambicano fortalecer o seu papel de construtor da riqueza nacional e exaltar a moçambicanidade″.

Como termo, o PR reafirmou que o Programa Quinquenal do Governo 2015 – 2019, aprovado recentemente pela Assembleia da Republica (AR), o parlamento moçambicano, vai destacar o desenvolvimento do capital humano e social, tendo em conta a promoção do emprego, da produtividade e competitividade para os trabalhadores moçambicanos. 

Por sua vez a maior força política em Moçambique e actual partido no poder, a Frelimo, comemorou a data que hoje se assinala, incentivando a continuação de um diálogo permanente entre os sindicatos, os empregadores, o governo e todos os trabalhadores.

A Frelimo considerou ainda que ″ é imperioso o funcionamento de uma expensão regular de trabalho, de modo a reduzir os conflitos laborais entre os empregadores e os trabalhadores, em todos os sectores da vida sócio-económica deste belo Moçambique″.


Jeremias Chemane (JC)

Sem comentários:

Enviar um comentário