quarta-feira, 1 de abril de 2015

0515PEX – PR CONCEDE AUDIÊNCIA AO EMBAIXADOR DOS EUA E ALTO-COMISSÁRIO DO CANADÁ.



0515PEX – PR CONCEDE AUDIÊNCIA AO EMBAIXADOR DOS EUA E ALTO-COMISSÁRIO DO CANADÁ.
Maputo, 01 Abr (J.Int) – O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, recebeu hoje, em audiência, o embaixador dos Estados Unidos da América (EUA), Douglas Griffiths, e o Alto-Comissário do Canadá, Shawn Barber, para discutir novas propostas de cooperação e apoio económico-social para o desenvolvimento de Moçambique.

O encontro serviu também, para que os representantes dos dois países apresentassem as suas estratégias de investimento nos diferentes sectores de actividade, assim como, perceber a proposta de governação do presidente da república no presente mandato.  
Falando no término do evento, o embaixador dos EUA garantiu que no âmbito da renovação das relações cooperativas com Moçambique, o seu país pretende apoiar o sector de saúde nacional em cerca de 300 milhões de dólares norte-americanos (10.710.000.000 de meticais).
‘’Continuaremos a investir os 25 milhões de dólares anuais para a implementação de vários projectos de desenvolvimento para diminuir a pobreza, mas neste mandato do presidente Nyusi temos o projecto de investir perto de 300 milhões de dólares para melhorar cada vez mais o sector de saúde do país’’, explicou Griffiths.
Griffiths manifestou ainda, a sua satisfação com o novo Estadista moçambicano, tendo afirmado que os esforços do PR para a manutenção da paz e estabilidade político-militar, tornam o país num modelo de governação apreciável internacionalmente.    
Por seu turno, o alto comissário do Canadá disse que para além de reforçar a cooperação com Moçambique, o seu país pretende apoiar o plano quinquenal do governo, através da elaboração e implementação de uma série de programas ligados ao sector de saúde e educação, orçados em cerca de 120 milhões de dólares (4.284.000.000 de meticais), como forma de capitalizar o recurso humano nacional.
‘’O encontro serviu para reforçar a cooperação bilateral entre Canadá e Moçambique e apresentar os vários projectos de cooperação com o governo para as áreas de saúde e educação, incentivamos também o PR a abrir as portas para o investimento dos empresários Canadianos, como forma de gerar mais emprego no país’’, salientou Barber.
Barber reiterou igualmente, o apoio do seu país para o estabelecimento de uma paz efectiva em Moçambique, com vista a proporcionar o bem-estar do povo e da economia nacional.
Jeremias Chemane (JC)

Sem comentários:

Enviar um comentário