terça-feira, 26 de abril de 2016

POLÍCIA MUNICIPAL VENCE GUERRA CONTRA POLUIÇÃO SONORA



POLÍCIA MUNICIPAL VENCE GUERRA CONTRA POLUIÇÃO SONORA 

A Polícia Municipal da Cidade de Maputo (PMCM) anunciou hoje, que a situação da poluição sonora já está, praticamente, controlada ao nível dos principais distritos municipais urbanizados da capital moçambicana. 

São eles, Ka Mubukwane, Ka Mpfumo, Ka Maxaquene e Ka Mavota. 

Segundo o porta-voz da Polícia Municipal, Joshua Lai, a aprovação da nova postura sobre a poluição sonora, que prevê um considerável agravamento das multas e penalizações aos infratores, passou a constituir uma importante ferramenta no combate a este mal na cidade de Maputo.

‘’A nova postura sobre a poluição sonora prevê o pagamento de multas com valores muito altos, dai que os munícipes não a arriscam cometer infracções, pois, se não conseguirem pagar as multas podem ver os seus bens confiscados e vendidos em hasta pública’’, disse o porta-voz, tendo acrescentado que o valor das multas, actualmente, varia de 10 a 50 mil meticais.

Lai afirma ainda que, neste processo, não só os automóveis, postos de venda de bebidas alcoólicas e residências podem ser multados.

‘’As igrejas, e todos os causadores de ruído sonoro, que perturbam a tranquilidade pública não estão isentos. Como sabem há casos de igrejas que usam os seus amplificadores sonoros depois do horário estabelecido pelo município (até 21 horas) e, por estarem localizadas entre residências, impossibilitam o tão merecido descanso dos munícipes’’, ressalvou Lai.

A fonte acrescenta ainda que a actuação dos cidadãos desta urbe tem sido louvável, pois, estes, de forma contínua, tem estado a denunciar os infratores.

‘’A colaboração dos munícipes tem sido muito importante para nós, eles, tanto no interior dos transportes semicolectivos, como entre residências denunciam os poluidores sonoros’’. 

Contudo, a PMCM continua a levar a cabo campanhas de sensibilização direcionadas aos potenciais poluidores sonoros, nomeadamente, transportadores semicolectivos de passageiros e escolares, condutores privados e vendedores de bebidas alcoólicas.

(AIM)
Jeremias Chemane

Sem comentários:

Enviar um comentário