terça-feira, 28 de outubro de 2014

ESTADO CHINÊS PRETENDE DIMINUIR CRIMES ACTIVOS Á PENA DE MORTE



Noticia

foto: Google
Maputo, 28 Out (J.Int) – O governo da china anunciou esta semana, que pretende regularizar novas leis que retiram a pena de morte a nove crimes variados.
A retirada da pena de morte abrange crimes como, contrabando de armas, munição e materiais nucleares, falsificação da moeda, levantamento de fundos por meio de fraude, intermediar ou forçar outra pessoa para prostituição, interditar outro de avançar com as suas responsabilidades, e inventar rumores enganosos durante um período de guerra.

A Rádio China Internacional notificou ainda que a aprovação da nova lei reduz a lista de crimes activos de pena de morte, que passarão de 55 para 46 crimes segundo a proposta avançada pelo Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular chinesa.

Os condenados a esses crimes não serão executados como anteriormente, mas poderão enfrentar a prisão perpétua tal como prevê o projecto.  

Refira-se que até então a China é o país que mais aplica a pena de morte em todo mundo.
(J.Int)
Jeremias Chemane (JC)

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

DESMILITARIZAÇÃO DA RENAMO MARCADA PARA 29 PRÓXIMO

Noticia


Maputo, 22 Out  (J.Int) -  A 81.ª ronda do diálogo politico entre o governo e o principal partido de oposição em Moçambique, a Renamo, deliberou segunda-feira última em Maputo, o inicio do desarmamento das forcas militares da perdiz para o dia 29 do corrente mês.

A informação, que foi cedida pelo o chefe da delegação governamental no diálogo, José Pacheco, esclarece ainda que a operação estará ao encargo de Peritos militares internacionais.

De acordo com a Rádio Moçambique, Pacheco afirmou ainda que os referidos peritos militares poderão começar a trabalhar nas cinco províncias escolhidas para o acompanhamento do processo de desarmamento da Renamo. 

Pacheco afirma ainda que sete peritos militares escolhidos que já se encontram em Moçambique, fazem parte dos países que monitoram atualmente o processo de desmilitarização da Renamo, podendo ainda se contar com a vinda de  profissionais dos Estados  Unidos da América (EUA) e Inglaterra.   

Refira-se que  o processo de  desmilitarização da Renamo que eclodirá no dia  29 próximo, é parte do acordo estabelecido na senda do dialogo politico entre o governo e  esta  forca da oposição   

(J.Int)
JC/    

Noticia


1014PEX- CHEFE DAS OPERAÇÕES DO STAE NA BEIRA DETIDA POR TENTATIVA DE VICIAÇÃO DE EDITAIS
22-10-2014 12:35:18

Sobre o assunto, na Terca-feira, o presidente da Comissao Distrital de Eleicoes da Beira, Domingos Coimbra, confirmou a ocorrência do crime, afirmando tratar-se de uma constatação, mas que outras tantas foram sendo registadas ao longo do processo.

Disse que todas as questões inerentes aos ilícitos eleitorais foram canalizados para as devidas estruturas para a respectiva averiguação.

“Neste momento não estamos em condições de dizer que esta situação teria acontecido ou não, exactamente porque as autoridades competentes estão a proceder à sua averiguação, com vista ao apuramento do veredicto e, se for verdade, o caso merecerá o seu tratamento” – disse Domingos Coimbra, citado hoje pelo “Diario de Mocambique”.

Perguntado sobre se a viciação dos editais não teria influenciado nos resultados eleitorais Terca-feira divulgados, respondeu que não, explicando, porém, que depois de detectado, o edital viciado foi rejeitado.

Quando perguntado sobre em que partido a indiciada estava a viciar os resultados, o interlocutor respondeu que o documento descoberto parecia impróprio, responsabilizando apenas a indiciada.

Uma outra pergunta sobre quantos editais foram viciados, Domingos Coimbra afirmou tratar-se de apenas um.

Dados divulgados pela Comissão Distrital de Eleições (CDE) da Beira, referentes ao apuramento distrital de eleições gerais e provinciais do passado dia 15 de Outubro nesta parcela de Sofala, confirmaram a vitória de Afonso Dhlakama no escrutínio alusivo à escolha do Presidente da República e a Renamo, seu partido, nas Assembleias da República e Provincial.

Depois da Renamo e Dhlakama, os eleitores da Beira confiaram seu voto em Filipe Nyusi e a Frelimo, partido no poder. O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e Daviz Simango ficaram na terceira posição.
(AIM)
FF

(AIM)

Noticia

ÉBOLA MATA MAIS DE 20 PESSOAS POR DIA NA SERRA LEOA

22-10-2014 16:31:28

Freetown, 22 Out (AIM) – A epidemia de Ébola, que tende a espalhar-se pelo mundo, mata mais de 20 pessoas por dia em várias áreas do oeste da Serra Leoa, um dos países mais afectados pela doença.

As autoridades sanitárias daquele país descreveram a situação de dramática.

Disseram ainda que, nos últimos dois dias, foram registados, em várias áreas de Freetown, a capital, 49 novas infecções.

O Centro Nacional de Resposta à Ébola reportou, nas últimas 24 horas, 851 casos no país, totalizando, assim, 1.012 casos.

A Serra Leoa, Libéria e Guiné Conackry, países mais afectados pelo surto, já registaram 4.500 mortos, desde a sua eclosão, em Janeiro deste ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nos Estados Unidos, Espanha e Ruanda têm sido reportados casos de passageiros doentes ou suspeitos de estarem contaminados pelo vírus da Ébola.

O Ministério da Saúde do Ruanda revelou que todos os passageiros, idos dos Estados Unidos e Espanha, serão submetidos a testes clínicos.
(AIM)
TIMES/JD/mz

(AIM)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Tchaka Exalta Africanidade nas Suas Obras

Cultura

Em 1984 do mês de Março em Maputo concretamente no histórico bairro do Chamanculo nasce o poeta e defensor da africanidade literária António Joana, conhecido nos palcos e na arena cultural moçambicana, por Tchaka Waka Banto. Descendente de manhembanas, mãe Bitonga e pai Machope, este exalta em suas composições escritas em línguas tradicionais, o ser africano.

Tchaka inicia-se na arte da poesia muito jovem através de um atalho, o Ritmo Arte e Poesia (REP) em 2009 "deixei de cantar a poesia e passei a recita-la" disse. O poeta afirma que no seu contacto primeiro com a arte se escrever versos, notou muita semelhança no meio dos escritores " Quando me iniciei na arte de escrever e recitar percebi que os poetas eram todos iguais, todos diziam a poesia da mesma forma, com o amor como a temática predominante, a partir dai resolvi fazer a poesia a moda Tchaka".

O jovem poeta é conhecido pela sua ousadia poética, pois escreve e recita seus textos em línguas nacionais, particularmente em Changana, Ronga, Bitonga e Machope " o primeiro poema que escrevi tive a ousadia de apresenta-lo em um programa de televisão, a presar do receio por parte de algumas pessoas tive uma boa receptividade, particularmente dos estrageiros". Tchaka afirma que alguns conhecidos seus tentaram faze-lo mudar de inclinação.

Apesar de ter vários apreciadores da sua poesia, o poeta ainda não participou em nenhum concurso, pois, segundo ele os requisitos necessários já automaticamente o impedem de participar, uma vez que os textos devem ser escritos em português ou em inglês " não posso deixar de escrever em línguas nacionais me sentiria a perder minha identidade". Afirmou o poeta

Segundo o artista o texto que tem mais admiradores é intitulado " Va dhte di tsuri" que em português significa "mataram a verdade", o texto segundo o poeta é uma intervenção social " são palavras de um homem que vê o seu amado país a ser paulatinamente vendido, neste poema faço um apelo a quem de direito para conservar a paz e garantir a liberdade de expressão dos moçambicanos". Disse Tchaka

O poeta com quase 11 anos de estrada percorrida no espaço da arte de escrever e declamar a poesia ainda não tem nenhum livro lançado " é complicado lançar uma obra poética, uma vez que os empresários nacionais não apostam na literatura e particularmente na poesia, mas se alguém quiser ler os meus textos, tenho alguns publicados na minha página do facebook". Afirmou o poeta

Tchaka conclui dizendo que sem saber com exactidão a data a hora e o local, o seu livro estará nas bancas " promessas não são cumpridas e dividas não são pagas mas quero acreditar que o livro ser lançado em breve".  

(J.Int)
Fazila

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Noticia

Chefe de Estado Enaltece Papel dos Professores

O presidente Armando Guebuz.
Enalteceu, ontem, o papel dos professores, afirmando que são os alicerces da edificação e engrandecimento do país, através da formação de técnicos que contribuem para esse efeito. Guebuza fez este pronunciamento, ontem, em Maputo, na recepção de membros da Organização Nacional dos Professores (ONP), por ocasião do 12 de Outubro, dia do professor.
Na ocasião, Guebuza sublinhou que é graças aos técnicos qualificados formados pelos professores que o país tem estado a registar níveis encorajadores de desenvolvimentos oficial e económico.“

Com a contribuição dos professores, Moçambique está a mudar”, referiu.

O estadista moçambicano afirmou, ainda, que o professor não é só aquele que transmite conhecimentos científicos. De acordo com Guebuza, “o professor, que também nos ensina o nosso longo processo histórico, tem sido aquele que, para além de dominar a ciência e a técnica, ensina ao aluno ou estudante a causa do povo”.

“Para nós, o professor deve transmitir conhecimentos, incluindo o saber fazer, para além dos valores nobres como a unidadenacional, patriotismo, acultura de paz, a auto-estima e o espírito empreendedor, que são vitais para a implementação da nossa agenda de desenvolvimento”, disse Armando Guebuza.

fonte: o Pais

terça-feira, 7 de outubro de 2014

CRIANÇAS QUEIMADAS POR VINGANÇA

Noticia


Uma mulher queimou, na cidade da Beira, duas crianças irmãs por desavenças com a mãe dela por alegar que esta teria também agredido o seu filho.
De acordo com o Jornal ‘O País’, as duas crianças com sete e outra com 11 anos de idade foram queimadas com água fervida atirada  a elas queimando assim, quase todo corpo.
“Ela começou a falar comigo a acusar-me de bater no seu filho. Eu disse que eu também tenho crianças, por isso, não podia bater na criança dela. Ela não quis saber. Começou a golar-me, a bater-me, enquanto eu estava com a criança nas costas. Quando tiro a criança das costas, ela pega na panela de água a queima as minhas filhas”, disse a mãe das vítimas da queimadura.
A mulher que perpectuou esses actos está sob custódia policial, tendo referido as autoridades que feriu as crianças porque a mãe delas teria batido igualmente o seu filho, mas a acção nao teria sido propositada.
Refira-se que as crinças estão sob tutela médica.
(J.Int)
JC/

HOMEM QUER MUDAR SEUS ORGÃOS GENITAIS PELA SEGUNDA VEZ

Notícia - Insólita


 Se Submeteu a uma cirugia para mudar do sexo masculino para o feminino, ou seja para deixar de ser homem e ser mulher. Chelsea Chelsea Attonley (antes Mateus) vive em Derbyshire, Inglaterra e tem actualmente 30 anos conta que a sete anos atras mudou do seu original sexo masculino para o oposto, mas diz agora estar arrependida/o. 

O mesmo manifestou o seu arrependimento a quando de uma entrevista cedida ao Daily Mail, onde o transsexual de 30 anos de idade disse estar cansado/a  de ser mulher e que agora pretende voltar a sua forma natural genital.

“Eu sempre quis ser uma mulher, mas nenhuma cirurgia pode dar-me um corpo feminino real. Sinto que estou a viver uma mentira” disse.

Disse ser cansativa a rotina femenina e estar esgotada com a maquilhagem e os sapatos altos.

A sete Anos atrás Mateus gastou cerca de 8000 euros para se transformar em Chelsea, e agora a Chelsea deverá gastar 11mil euros para se transformar em Mateus, firmando assim o poder da ciência para satisfazer o Homem.

(J.Int)
JC/ Avch.

MULHER METE BATATA NO INTERIOR DA VAGINA PARA NÃO ENGRAVIDAR

Noticia-Insolita

Trata-se de uma mulher colombiana de 22 anos de idade, que usando o método ensinado por sua mãe, enfiou uma batata no interior da vagina, na zona do útero, como forma de prevenir-se de uma gravidez indesejada.

A mulher serviu-se da batata como uma barreira para os espermatozoides após uma dada relação sexual, com o intuito de inibir a fertilização.

A receita cedida pela mãe, nao foi muito útil para a sua saúde, visto que a ela sentiu posteriormente fortes dores no abdómem, tendo sido preciso levá-la de imediato ao hospital, onde descobriu-se que a pequena batata tinha começado a germinar no seu interior, criando assim algumas pequenas raizes ao longo do útero.

De  acordo com o jornal português ‘PTJornal’ este caso revela a falta de informação dos jovens, sobre os métodos seguros de contracepção, ben como dos seus pais.
(J.Int)
JC/ Avch.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

HOMICÍDIO EM TETE

Noticia

 Trata-se do moçambicano que responde pelo nome de Paulo de 46 anos de idade, residente na província  central de Tete, concretamente no distrito de Angônia, que segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM), na semana finda foi o mentor da morte da sua própria esposa que com 47 anos de idade, em vida respondia pelo nome de Elmência.
 
Paulo está desde então a contas com  as autoridades policiais locais, respondendo assim pelos seus actos.

Segundo o jornal online ‘’Folha de Maputo’’o Porta-voz do Comando-Geral da PRM, Pedro Cossa, deu a conhecer sobre o caso no habitual briefing semanal, onde não chegou a esclarecer com profundidade  as circunstâncias da execução do homicídio.

Refira-se que o caso está actualmente sob averiguação policial permanente.

(J.Int)
JC/